abrasel

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, é designado para representar o Ministério da Economia no Conselho

Na última quarta-feira (18), foi publicado no Diário Oficial da União a designação do Governo Federal para composição o Conselho Delibertativo da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Dentre os 11 membros do Conselho, está Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, representando o poder executivo federal pelo Ministério da Economia.

O Conselho Deliberativo é o órgão da Embratur responsável por aprovar o estatuto social e o plano estratégico da entidade; deliberar, aprovar e monitorar os planos de ação, a proposta orçamentária, os planos de investimento, as prestações de conta, o plano de gestão de pessoal, o manual de licitações e o regimento interno; fixar o valor da remuneração dos membros da Diretoria-Executiva e deliberar sobre outros processos administrativos

Para Paulo Solmucci, ser convidado para fazer parte do grupo é uma grande honra. "Estamos em um momento de importantes mudanças e avanços no nosso País, como a transformação da Embratur em agência. A promoção do destino Brasil para o mundo é um desafio que precisa ser amparado por um conjunto de iniciativas, como a melhoria da infraestrutura e qualificação dos serviços. O Governo reconhece a gastronomia como um potencial atrativo para aumento da competitividade do nosso turismo e fico muito satisfeito em ocupar essa cadeira para contribuir em busca de maiores avanços para todo o setor turístico".

O primeiro encontro do Conselho Deliberativo da Embratur, foi realizado nesta quinta-feira (19), marcado pela aprovação do novo estatuto da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Para o ministro do Turismo e presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Álvaro Antônio, este é um momento histórico para o turismo brasileiro.

“Com a nova Agência, o Brasil se consolida e passa a concorrer, de fato, pela busca intensiva de turistas internacionais. Este é um sonho antigo que, com a confiança do presidente Jair Bolsonaro, colocaremos nosso país na disputa internacional e competitividade turística para a propagação do Brasil no exterior”, destacou o ministro.

O diretor-presidente e secretário Executivo do Conselho Deliberativo da Embratur, Gilson Machado Neto, também reforçou a importância da transformação. “Estamos aqui, hoje, fazendo história no turismo brasileiro. Também quero agradecer a confiança do presidente Jair Bolsonaro e dos membros do Conselho, parceiros fundamentais para a aprovação do novo modelo de promoção turística brasileira. Turismo gera emprego, renda e divisas para o país”, afirmou Gilson na reunião.

Veja a composição completa:

I - DANIEL DINIZ NEPOMUCENO, suplente do Ministro de Estado do
Turismo;

II - OSVALDO MATOS DE MELO JÚNIOR, suplente do Presidente da DiretoriaExecutiva da Embratur;

III - DEMAIS REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO FEDERAL, com
mandato de dois anos:

a) Ministério das Relações Exteriores:
MIGUEL GRIESBACH DE PEREIRA FRANCO, titular; e
AUGUSTO SOUTO PESTANA, suplente;

b) Ministério da Economia:
PAULO SOLMUCCI JÚNIOR, titular;

c) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
JORGE SEIF JUNIOR, titular; e JOÃO CRESCÊNCIO ARAGÃO MARINHO, suplente;

d) Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações:
MAURÍCIO RIBEIRO GONÇALVES, titular; e DINO ISHIKURA, suplente;

e) Ministério do Meio Ambiente:
GENTIL VENÂNCIO PALMEIRA FILHO, titular; e ANTÔNIO ROQUE PEDREIRA JÚNIOR, suplente;

IV - REPRESENTANTES DE ENTIDADES DO SETOR PRIVADO DO TURISMO, com
mandato de dois anos:

a) Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH:
MANOEL CARDOSO LINHARES, titular; e JOSÉ ODÉCIO RODRIGUES JÚNIOR, suplente;

b) Conselho Nacional dos Municípios - CNM:
MARTA FEITOSA LIMA RODRIGUES, titular; e ADRIANO RABELO DA SILVA, suplente;

c) CLIA Abremar Brasil:
MARCO FERRAZ, titular; e MARIA ESTELA RAMA FARINA, suplente;

d) Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - BRAZTOA:
ROBERTO HARO NEDELCIU, titular; e MONICA ELIZA SAMIA, suplente.

O mandato dos designados é valido por 2 anos.

Comentários