Fabricante registra alta de 13% no lucro em 2019
A fabricante de bebidas Heineken reportou crescimento de 13% no lucro líquido em 2019, na comparação com o ano anterior, para 2,16 bilhões de euros. O mercado brasileiro foi um dos principais destaques do resultado da empresa holandesa. O Brasil registrou avanço de mais de 10% no volume de vendas no quarto trimestre de 2019, impulsionando o crescimento orgânico de 4,1% no volume de vendas globais da companhia nesse período. No ano, o crescimento global foi de 3,1%.
Segundo a empresa, o país se tornou o maior mercado da marca principal da companhia, a cerveja Heineken, cujo volume de vendas cresceu 12% nos três últimos meses de 2019. Além da cerveja Heineken, a companhia destacou o crescimento das vendas da cerveja Amstel no Brasil e o início da produção da cerveja artesanal Lagunitas no país.
O lucro operacional da empresa cresceu 16,4%, para 3,63 bilhões de euros.
Para 2020, a Heineken estima crescimento forte da receita no mundo, impulsionada pelo aumento do volume, de preço e do portfólio premium. Os números foram apresentados um dia depois de a segunda maior cervejaria do mundo, atrás da AB InBev, anunciar que Jean-François van Boxmeer vai deixar a presidência da companhia em junho. Para o cargo, o conselho indicou Dolf van den Brink, atual presidente da Heineken para a região Ásia-Pacífico e com 22 anos de carreira na empresa.
Fonte: Valor Econômico