abrasel

O projeto ReTaste dá um novo sentido à comida que seria desperdiçada

Já imaginou viver uma experiência gastronômica luxuosa, criada apenas com alimentos que poderiam parar no lixo? Pois essa ideia já existe! Com o apoio da Electrolux, a cidade de Estocolmo, na Suécia, ganhou um restaurante pop-up de alta gastronomia, que serve um cardápio composto com “sobras” de alimentos. Inaugurado este ano, o projeto pretende aumentar a conscientização sobre a questão global do desperdício.

Em todo o mundo, um terço da comida que é produzida acaba indo fora, por isso, juntamente com duas grandes redes de supermercados, o prestigiado chef sueco, Paul Svensson, resolveu apostar no negócio. A intenção é reaproveitar cada parte do alimento e transformá-lo em excelentes refeições e bebidas não-alcoólicas no restaurante.

Segundo ele, o ReTaste é um modo de agir efetivamente na criação de um mundo mais sustentável, ao invés de ficar apenas discutindo sobre o tema: “queríamos mostrar um exemplo concreto de como os alimentos resgatados podem realmente criar oportunidades para empreender ”, explica.

Para Jonas Samuelson, presidente e CEO da Electrolux, apoiar iniciativas como essa faz parte do papel da empresa, que se comprometeu a contribuir com a redução do desperdício, já que tem como política interna o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: “ Temos centenas de milhões de produtos por aí e interagimos diariamente com os consumidores. Podemos alavancar isso para educá-los sobre como agir de maneiras mais sustentáveis ​​”, diz.

Até a princesa Victoria, da Suécia, já jantou no restaurante para ajudar a aumentar a conscientização sobre a questão do desperdício de alimentos. Incrível, né? Você pode acompanhar um pouco sobre o ReTaste, seguindo o instagram @restaurangretaste.

Fonte: Razões para Acreditar

Comentários