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Entender os novos hábitos dos consumidores é um desejo constante dos empresários do setor de alimentação fora do lar. Cada vez mais exigentes em relação aos níveis de excelência dos serviços prestados, os clientes de bares e restaurantes querem uma experiência prazerosa, seja para almoçar no intervalo do trabalho nos dias de semana, se reunir com os amigos no happy hour ou sair com a família aos sábados e domingos.

“Ainda mais em momentos de crise, onde todos fazem valer cada centavo. As pessoas estão mais criteriosas, então o desafio de conquistar e fidelizar é o mais importante”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que realiza pesquisas para os maiores grupos varejistas do país. Ele sobe ao palco do 30º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília no dia 15 de agosto para apresentar a palestra “Entenda os brasileiros que você desconhece e são seus clientes”.

Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, Renato foi fundador também do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu diversos estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro. Sobre o tema da palestra, ele defende que esta é uma questão urgente que merece a atenção dos empresários de bares e restaurantes. “O bolso do consumidor não é mais dominante na hora de avaliar seu comportamento de compra”. Ele explica que uma pessoa pode ter remuneração de classe A, mas seu pensamento ser das classes C ou D. “Em pleno século XXI fica claro que a classificação de renda não explica mais o comportamento de consumo”, destaca.

Outra curva de mudanças a qual o empresário deve estar atento é o empoderamento feminino. “É uma tendência sem volta. Nos últimos dez anos, mais de dez milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho. Cada vez mais são elas que tomam as rédeas das decisões familiares. Se a proposta do restaurante dialoga ou olha exclusivamente para o homem como o principal fator de compra, algo neste cenário está errado e precisa ser revisto. A mesma atenção vale para a terceira idade, que deve ser levada em consideração, tendo em vista o envelhecimento da população brasileira. Todas essas mudanças são responsáveis por um novo modo de pensar que não está necessariamente relacionado ao poder aquisitivo do consumidor”, diz.

Segundo Renato, quanto mais o empresário conhece o cliente, mais tem condições de oferecer uma boa experiência de compra. “No cenário atual do Brasil, nunca foi tão importante a fidelização dos clientes”, diz. Daí, para ele, a importância da constante inovação por parte dos empresários. “Eventos como os promovidos pela Abrasel, pesquisas de comportamento de compra do consumidor, troca de experiência entre os colegas do setor, são fatores vitais para o diferencial no mercado”.

Entretanto, o executivo não descarta práticas já tradicionais de avaliação dos negócios. “O bom e velho exercício da barriga no balcão. Isso faz com que você veja em primeira mão o nível de satisfação que os clientes acabam de ter. São experiências simples, porém ricas, e que podem fazer toda a diferença”, finaliza.

Para garantir seu lugar na palestra de Renato Meirelles no Congresso Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília, clique aqui. Os associados Abrasel têm 50% de desconto nas inscrições com o código SOUABRASEL2018. O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Universitário IESB – Asa Sul.

O 30º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel em parceria com o Mundo Mesa| Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocínios são da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Os apoiadores são Fispal Food Service, Pitú e Senac. O jornal Correio Braziliense e as revistas Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes são os parceiros de mídia. O evento tem ainda a parceria com a Unecs. Confira a programação completa em www.congressoabrasel.com.br

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