abrasel

Concurso acontece de 12 de abril a 12 de maio, reunindo mais de 600 bares



De 12 de abril a 12 de maio acontece o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão “Tranformar vidas através da comida raiz – Buteco extensão de sua casa” .

Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos, com a participação de mais de 600 bares. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o melhor buteco do Brasil.

A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.

Um modelo de negócios de impacto

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”, que não paga para participar; a indústria como a grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido. Ele é o primeiro concurso do gênero no país.

Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:

o 21 cidades de Norte a Sul do País
o 5.163 mil butecos
o 4.868 milhões de votos
o 3.534 milhões de petiscos vendidos
o 41.796 mil empregos gerados
o 80 milhões de pessoas impactadas
o R$ 500.892 milhões em mídia espontânea

“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor", manifesta Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Mecânica do concurso

Na primeira etapa , em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

* Com informações do Comida di Buteco

Comentários