abrasel

Criações levam proteína de soja e um novo ingrediente que dão aparência e sabor semelhantes aos de proteína animal



“Com carne ou sem carne?” Pode ser que você escute isso na próxima vez que pedir um Whopper no Burguer King. Recentemente, a rede de fast-food bilionária fez uma parceria com uma startup chamada “Impossible Foods”, que pesquisa alimentos naturais que substituam a proteína animal. “Queremos eliminar a carne animal da dieta humana. Podemos produzir todas aquelas comidas pelas quais as pessoas são apaixonadas sem precisar de pecuária”, afirma Patrick "Pat" O'Reilly Brown, CEO da Impossible Foods.

O Impossible Whopper é a tentativa do Burger King de conquistar os paladares vegetarianos e incentivar os consumidores a experimentarem novos sabores. A rede começou a testar o novo hambúrguer no começo deste mês em cerca de 50 de lojas na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, por um período indeterminado de tempo.

A carne vegetal semelhante à bovina começou a ser desenvolvida há quase dois anos em parceria com a startup californiana Impossible Foods. Para o Impossible Whopper, a empresa criou um hambúrguer composto de uma série de ingredientes vegetais e estabilizantes, como proteína de soja, trigo, batata, óleo de coco, óleo de girassol, xantana e heme – o grande segredo da aparência.

O gosto e a aparência são graças ao heme, a molécula que forma a hemoglobina. Ela é encontrada também nos vegetais e fungos. É ele que dá a cor avermelhada com a sensação de suculência da carne quando é mordida. Segundo informações divulgadas pela Impossible Foods, este foi o grande desafio no desenvolvimento deste hambúrguer vegetariano.

De acordo com o Burger King, o Impossible Burger é mais saboroso, suculento e mais nutritivo, com 30% menos sódio e 40% menos gordura saturada do que a receita com proteína animal. Nos Estados Unidos, onde está sendo testado, o hambúrguer custa US$ 5,49 (R$ 21,20), em torno de 1 dólar mais caro que a versão com carne bovina.

Eric Bohl, diretor de relações públicas da Missouri Farm Bureau e lobista da indústria da carne fez questão de ir a uma das filiais do Burger King, na Califórnia, para comparar o Whopper tradicional com a nova versão vegetariana: “Se eu não soubesse o que estava comendo, não teria ideia de que não era carne. Fazendeiros e rancheiros precisam se atentar e ficarem preparados para competir. Eu experimentei com a minha própria boca e essa carne falsa está pronta para fazer muito sucesso”.

À reportagem, a rede informou que caso os testes se mostrem positivos, o Burger King poderá estudar a possibilidade de traze-lo ao Brasil. Até lá, uma opção vegetariana é oferecida nos restaurantes, o Veggie Burger feito com batata e champignon com recheio de shimeji, shitake e queijo.

* Com informações da Startse e Portal R2S

Comentários